Referência em medicina do trabalho, cuidados de saúde e bem-estar

Clínica de Medicina do Trabalho

Painel Nutrigénetico

A nutrigenética é a área da saúde voltada para a identificação das variações genéticas individuais e como a presença dessas variações podem influenciar na absorção dos nutrientes ingeridos na alimentação.

Painel Nutrigénetico

O que é?

 A nutrigenética é a área da saúde voltada para a identificação das variações genéticas individuais e como a presença dessas variações podem influenciar na absorção dos nutrientes ingeridos na alimentação. Cada indivíduo possui uma composição genética única, e isto influencia diretamente na sua composição dietética. Através do perfil nutrigenético é possível traçar o perfil das necessidades e respostas aos nutrientes individualmente.

 Através da análise do DNA, e a identificação de variações genéticas de cada indivíduo, é possível entender como cada indivíduo responde a diferentes estímulos, e então, escolher a conduta mais adequada, portanto este exame é indicado para pessoas que desejam adaptar a dieta em função da sua genética e conhecer suas necessidades nutricionais de maneira personalizada, utilizando a alimentação como seu aliado para uma vida mais saudável.

Por que realizar o teste?

 - Auxilia na melhor tomada de decisão: quanto mais individualizada a análise, melhor é a conduta nutricional.

 - Auxilia na assertividade nas condutas: conhecer as variações genéticas presentes no indivíduo, permite o entendimento de como o organismo responde aos estímulos nutricionais, o que leva a uma conduta médica mais assertiva.

 - Auxilia na personalização da conduta: cada indivíduo é único, conhecendo as variações individuais permite a individualização da conduta clínica.

 - Auxiliar na adesão dos pacientes: ao alcançar melhores resultados, os pacientes permanecem mais engajados no plano nutricional.

Quais os resultados possíveis com um painel de nutrigenética?

 O Painel Nutrigenético é um teste completo realizado a partir de uma amostra de sangue, analisando 675 genes, fornecendo uma ampla gama de informações dividido em 5 categorias:

 - Nutrientes e metabolismo

 - Composição corporal

 - Atividade física

 - Desiquilíbrios e deficiências

 - Intolerância e disfunções

 A categoria de Nutrientes e metabolismo, são analisados os genes relacionados a absorção dos nutrientes (vitaminas, proteínas, minerais, etc.) e o metabolismo. Esta categoria fornece informações para direcionar o consumo de cada nutriente, apontado a necessidade de consumir mais ou menos determinado nutriente, proporcionando assim uma conduta mais adequada para o paciente.

 A categoria de Composição corporal fornece evidências para a resposta do organismo a determinados tipos de condutas nutricionais, como por exemplo, se uma dieta com base na restrição de carboidratos é mais benéfica para o emagrecimento do paciente ou não.

 A categoria de Atividade física fornece informações sobre a capacidade física do paciente, como a capacidade aeróbica, a força muscular, tolerância a dor e o ganho de massa muscular. Com isso é possível direcionar as atividades físicas praticadas pelo paciente para o melhor aproveitamento.

 Já as categorias de Desiquilíbrios e deficiências e Intolerâncias e disfunções, buscam condições de pré-disposições a desiquilíbrios metabólicos e respostas a determinados nutrientes, como por exemplo a cafeína, e também intolerâncias a nutrientes, como por exemplo a lactose.

 A partir dos resultados obtidos é possível traçar uma estratégia personalizada para cada paciente, atingindo assim, melhores resultados as condutas clínicas. As interpretações aqui apresentadas baseiam-se na literatura científica atual, contendo informações de cunho educacional e ressalta-se que nenhuma decisão nutricional deve ser tomada sem o acompanhamento com o profissional adequado.

Limitações do teste

A metodologia utilizada no Grupo Vida foi desenvolvida para detectar alterações em grupos específicos de genes associados a condição a qual foi solicitada a investigação. Apesar da metodologia NGS ser a altamente abrangente, nenhuma metodologia atual é capaz de detectar e analisar todas as variações genéticas de um indivíduo. A ausência de um resultado relacionado ao quadro clínico investigado não determina a exclusão diagnóstica da condição. Algumas alterações podem não ser detectadas no teste, podendo a região envolvida não estar incluída no teste (ex. regiões intergênicas). Além disto, as análises baseiam-se na literatura, podem ser detectadas alterações que ainda não foram relacionadas a condição clínica investigada. Devido a este fato, é recomendado que o médico solicitante peça revisão dos resultados anualmente, caso o quadro clínico não seja fechado. Os dados brutos do paciente (FASTQ) serão armazenados pelo Grupo Vida por 2 (dois) anos e os arquivos com as chamadas de variantes (VCF) por 5 (cinco) anos, podendo ser revisados de acordo com a solicitação médica.

A metodologia é altamente confiável, >98% de precisão nas regiões analisadas. O Grupo Vida apresenta um rígido controle de qualidade em todas as etapas do teste, desde o cadastro até o resultado. Entretanto, assim como todos os testes, há um risco de resultado falso-positivo ou falso-negativo. O resultado falso-positivo acontece quando é detectada uma alteração erroneamente e o falso-negativo quando uma alteração relevante ao quadro clínico não é detectada. Além disto, é importante ressaltar que procedimentos como, transplante de medula óssea e/ou transfusão de sangue, podem influenciar nos resultados, sendo imprescindível o relato do histórico do paciente


SOLICITE INFORMAÇÕES

Nós entramos em contato com você!

Painel Nutrigénetico

Nossas Avaliações

Veja o Feedback de nossos clientes

Estrutura das Nossas Clinicas Médicas

Conheça Mais Nossa Estrutura

Confie em quem tem uma estrutura moderna e capacitada para proporcionar o melhor em atendimento popular.

Somos uma clínica médica especializada em STT, saúde e segurança do trabalho em Goiânia, atendendo diversas demandas da medicina do trabalho, como, Exame Admissional, Exame Demissional, Exame De Mudança De Riscos Ocupacionais, Exame De Retorno Ao Trabalho, Exame Periódico, Audiometria, Avaliação Psicossocial, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Raios X, Espirometria, Acuidade Visual, Exames Laboratoriais, ASO Atestado De Saúde Ocupacional, Exame Toxicológico, PGR - Programa De Gerenciamento De Risco, PCMSO - Programa De Controle Médico De Saúde Ocupacional, LTCAT - Laudo Técnico Das Condições Do Ambiente De Trabalho, APR - Análise Preliminar De Riscos, AET - Análise Ergonômica Do Trabalho, PGRTR - Programa De Gerenciamento De Riscos No Trabalho Rural, Laudo De Insalubridade, Laudo De Periculosidade, PPR - Programa De Proteção Respiratória, PCA - Programa De Conservação Auditiva, Exame Demissional, SST - Saúde E Segurança No Trabalho.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Unidades
Fale pelo WhatsApp