Area do Blog

Gesto Vacinal – Campanha de Vacinação para empresas, escolas, condomínios e indústrias

Gesto Vacinal – Campanha de Vacinação para empresas, escolas, condomínios e indústrias

Empresas

A saúde de uma empresa consiste no equilíbrio entre o financeiro e o ambiente interno de trabalho. Para isso é preciso aplicar programas de saúde que garantem a satisfação dos funcionários, o aumento de produtividade, e a diminuição considerável do absenteísmo (faltas no trabalho) e presenteísmo (presença não produtiva). Neste caso a vacina é uma excelente solução por combinar saúde com baixo custo.

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que para cada 1 dólar gasto em prevenção há uma economia de 60 dólares gastos em tratamento.

Já imaginaram diminuir os problemas de produção baixa, faltas, licenças temporárias por motivos de saúde e aposentadorias precoces? Isso pode ser possível, mas apenas com ações tomadas durante o ano inteiro, e não só nas SIPATs.

As causas mais comuns de faltas ao trabalho são doenças como gripe, varicela (catapora), tanto para homens como para mulheres. Todas estas, além da Hepatite B, Hepatite A, rubéola e até o câncer de colo de útero pode ser prevenida com vacina.

O gesto vacinal

Consiste na aplicação da vacina dentro das empresas, executado pela CLIMT Vacinas. Esta atividade exige documentação específica da Vigilância Sanitária, devendo ser exigida pelo contratante. É um procedimento necessário para garantir que o produto chegará ao destino final de modo seguro e preservando a eficácia da vacina.

Por exemplo, algumas empresas optam por realizar a vacinação dentro de suas estruturas, principalmente por possuírem ambulatórios, mas isto pode acarretar uma série de transtornos e prejuízos:

– Manuseio inadequado da vacina, levando à inativação desta, tornando-a inócua (sem efeito algum).

– Acúmulo de trabalho nos ambulatórios, comprometendo a rotina e o adequado atendimento ao trabalhador.

– Refrigeradores dos ambulatórios sem capacidade para acondicionar adequadamente a quantidade de vacinas adquiridas, o que é mais um fator de inativação do produto e ineficácia das campanhas de vacinação.

– Falta de treinamento específico para os profissionais que atuam em ambulatórios de empresas na área de Administração de Imunibiológicos.

Gesto Vacinal – Campanha contra a gripe

Documentação exigida pela ANVISA para execução da atividade de Gesto Vacinal Extramuro

Habilitação Específica:

1) Alvará de localização e funcionamento da empresa;

2) Alvará Sanitário Municipal de Imunização e relatórios de atividades de vacinação extramuro (imprescindível e obrigatório para as vacinações em empresas);

3) Credenciamento da sala da vacinação expedido pela Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde;

4) Certificado de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Farmácia;

5) Comprovação de capacitação em Sala de Vacina expedida pela Secretaria de Saúde, conforme Portaria Conjunta ANVISA/FUNASA n° 1 de 02 de Agosto de 2002;

6) Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde – PGRSS;

7) Comprovar a existência de equipamentos de controle de temperatura, obedecendo às normas técnicas de rede de frio preconizadas pelo Ministério da Saúde;

8) Laudos trabalhistas: PCMSO, PPRA e LTCAT.

Para a modalidade de prestação de serviço de Gesto Vacinal para empresas, a CLIMT Vacinas oferece seus serviços de aplicação de vacinas de modo a:

– Facilitar a comunicação da empresa com os laboratórios produtores, repassando informações de preços e agilizando processos de cadastramento;

– Responsabilizar-se por todo o processo: recebimento da vacina, estocagem, transporte, administração com profissionais de enfermagem capacitados;

– Fornecer todos os materiais de consumo necessário para a realização da campanha, tais como: seringas, agulhas, algodão, álcool 70%, caixas de descarte de materiais perfuro-cortantes, blood stopper, entre outros;

– Destinar os resíduos conforme NR 32, com comprovação de laudos ambientais;

– Acompanhar reações pós-vacinais.

Para mais informações entre em contato com a gente!

Clínica de Medicina do Trabalho e Vacinas

(62) 3225 7648

(62) 99132-8051 watsap

www.climt.com.br

e-mail: climt.vacinas@gmail.com

Segunda à Sexta-feira, 07:30 às 17:00 horas | Sábado, 08:00 às 11:30 horas.

Avenida Paranaíba, 539, Setor Central, Goiânia/GO.